8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Veja programação cultural neste fim de semana

Agenda Cultural - Aniversário da Cidade - 5 a 11 de agosto de 2013

 

Exposição: “Os Maias - civilização e cultura na América pré-colombiana”

Local: Museu - Horário: 9h às 17h (sab e dom: 13h-17h)

A chegada dos europeus à América significou total destruição para a vida dos povos que já habitavam o continente. Massacres, fome, doenças e imposição cultural acompanharam a entrada de portugueses e espanhóis no Novo Mundo.

Resgatar a cultura dos povos que viveram no continente antes da chegada dos europeus, chamados de Povos Pré-Colombianos, é o objetivo dessa exposição. Nesse sentido, essas culturas devem ser conhecidas e respeitadas, pois sua rica herança cultural exerce ainda profunda influência em diversas sociedades atuais.

Na América Central o povo que mais se destacou foi o Maia, com suas grandes construções em pedra e uma arte refinada, movidas por uma religião fascinante, avançados conhecimentos científicos, como na área da medicina e da astronomia, e estruturas político-administrativas que permitiram sua existência por séculos.

A cultura Maia conservou até os dias atuais uma tradição espiritual/religiosa cujos elementos são conhecidos fora das fronteiras da Guatemala.

A exposição é composta por 10 mesas com cubas de vidro contendo réplicas de objetos, estátuas e utensílios de arte maia, alem de relevos e 14 cartazes didáticos informativos sobre a civilização maia antiga e contemporânea.

 

Exposição: Santos de Casa

Local: Galeria de Artes  - Horário: Seg-Sex 9h às 17h

Sinopse: Um conjunto de olhares, próximos e distantes, sobre as imagens da cidade de Jaú, com a finalidade de revelar aspectos variados, evocar lembranças e difundir o patrimônio histórico e ambiental da “Terra Roxa”. Esta é a proposta da exposição “Santos de Casa”, na Galeria de Artes Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado.

A mostra, que fica mo mês de agosto, conta com de obras do acervo da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo que remetem a olhares sobre nossa cidade em seus aspectos ao longo da sua história.  Pinturas e fotografias que documentam a trajetória histórica de Jaú, no decorrer do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Muitos dos quadros expostos foram vencedores do Salão Municipal de Artes Plásticas, evento que a atual gestão quer restabelecer ao longo dos próximos anos.

Longe de qualquer aspecto saudosista, a exposição em questão pretende apenas contribuir, de forma pontual, com a preservação da memória da cidade. E os trabalhos podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Exposição México - Muito além do que você imagina

Local: SESI (Bloco 5 - Hall) Horário: 9h às 17h

Sinopse: A exposição México, muito além do que você imagina é composta por 16 fotos coloridas, imagens capturada pela brasileira Sylvia Nogueira Cury. A mostra, cujo título é homônimo do slogan de campanha publicitária internacional do país, revela um povo acolhedor e de vestimenta colorida, o misticismo das pirâmides, o respeito aos antepassados, o mar azul turquesa à vontade, a cozinha exótica, hotéis luxuosos, misturados à pureza das pessoas, e uma boa pitada de pimenta. Para Sylvia, “estes ingredientes fazem parte da receita para uma viagem perfeita”.

Sobre a fotógrafa - A fotógrafa rio-pretense Sylvia Nogueira Cury é formada em Publicidade e Propaganda. Ela começou fotografando a América do Sul e, depois, Europa, América do Norte e Ásia. Em 10 anos de carreira, retratou Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, México, Omã, Peru, Portugal e Suíça.

Premiada diversas vezes com destaques para a Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Preto e Branco e na Bienal Nacional de Natureza em Cores,  Sylvia gosta de fazer fotos de turismo, pessoas e natureza. Para fotografar, ela supera barreiras aparentemente intransponíveis, temperaturas adversas, como o calor desértico de 45ºC ou o frio subpolar de -30ºC. A fotógrafa já encarou, também, áreas de difícil acesso, como terrenos pedregosos, íngremes ou arenosos; superfícies lisas e escorregadias; áreas oficiais de entrada controlada e lugares não-fotografáveis, que vão desde pirâmides e campos minados, até o interior de cavernas, grutas, vulcões e de templos sagrados dos mais diferentes credos.

 

8 a 11 de agosto - Quinta-feira a domingo

 

Filme: “Duro de Matar 5.0  - Um bom dia para morrer”

Local: Cinema Municipal - Horário: 20h

Sinopse: Nova York, Estados Unidos. O policial John McClane (Bruce Willis) está em busca de informações sobre o filho, Jack (Jai Courtney), com quem não fala há alguns anos. Com a ajuda de um amigo, ele descobre que Jack está preso na Rússia, acusado de ter cometido um assassinato. John logo parte para o país na intenção de rever o filho e, pouco após chegar, acaba encontrando-o em plena fuga do tribunal onde seria julgado. Jack está com Yuri Komorov (Sebastian Koch), um terrorista que diz ter em mãos um dossiê que pode incriminar um potencial candidato à presidência russa, Chagarin (Sergey Kolesnikov). Ele não gosta nem um pouco de reencontrar o pai, mas a insistência de John em ajudá-lo acaba, aos poucos, quebrando o gelo entre pai e filho.

Legendado - 14 anos

 

Filme: “Os Croods”

Local: Cinema - Horário: 14h.

Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

Dublado - Recomendação: Livre

 

10 de Agosto - Sábado

 

Copa Regional de Judô

Local: Flávio de Melo - Horário: 9h

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, realiza neste sábado (10/08) o Campeonato Regional de Judô. A competição será realizada no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello, a partir das 9h30, nas classes sub-9, sub-15, sub-18, adulto e sênior. Serão cerca de 30 judocas jauenses em ação em busca de vagas no Campeonato Estadual do Interior. O judoca Rafael Augusto Buzacarini, da seleção brasileira, deve acompanhar a competição.

Programação:

Pesagem Masculina

8h às 9h - ( Sub-9 e Sub-15)

 9h às 10h - (Sub-18 e Adulto)

10h às 11h - Sênior

 Pesagem Feminina

8h às 9h - 2ª Divisão

9h à 10h - 1ª Divisão

 

Sábado na Praça: Anderson Labarce

Local: Praça da República - Horário: 10h

O Sábado na Praça contará com a apresentação do músico Anderson Labarce, de Jaú. Haverá também barracas da feira de artesanato, bem como praça de alimentação e brinquedos para a criançada. O evento é gratuito e ocorre no Jardim de Baixo a partir das 10h, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú.

Anderson Labarce começou seus estudos ao violão em 1993 com o professor Manoel Sabatino Junior, é músico profissional e professor de música desde 2001. Formado em violão erudito pelo conservatório de Tatuí, destacando-se por ser o maior conservatório da América Latina, onde também concluiu dois anos de aperfeiçoamento, além de ter participado de vários workshops e masterclass, entre eles o III Encontro Internacional de Violonistas na cidade de Tatuí.

Atualmente apresenta-se em shows, casamentos e festas em geral, em diversas formações: solo, duo, trio e com a Banda Perfil. Também é integrante do trio de violões BiTons Guitar Trio, voltado para a música instrumental, com músicas dos Beatles arranjadas para três violões. É professor de violão, guitarra e técnica vocal da escola de música Duas Notas, Projeto P.A.I (vinculado à creche Hilarinho Sanzovo) e aulas em particular.

 

City Tour pelo Patrimônio

Local: Praça da República - Horário: 14h

Visita pelos mais importantes pontos turísticos de Jaú que estão na região central e suas adjacências. São prédios, igrejas, monumentos e imponentes construções que narram a história da cidade. Uma volta por esse passado, conduzido pelo memorialista Júlio Polli, que selecionou os lugares mais interessantes para se conhecer em Jaú. Uma viagem pela história, pela arte. Um prazeiroso banho de cultura.

Vagas: 20

Inscrições: Secretaria de Cultura e turismo de Jaú (sec.cultura@jau.sp.gov.br ou (14) 3602-4777)

Idade: Adultos e crianças acompanhadas.

Mais informações: Julio Polli

 

Lançamento de CD:  Ângela Cristina

Local: Teatro - Horário: 20h

Professora do Conservatório Jauense de Música e pertencente à paróquia São Benedito de Jaú, a cantora Ângela Cristina lança neste sábado (10) seu primeiro álbum solo.  Formada pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí, a cantora tem na música cristã a base de seu trabalho.

O trabalho compõe a programação Cultural do 160º Aniversário da Cidade de Jaú que em festejo dá continuidade à grade de eventos iniciadas no 22º Festival de Inverno de Jaú. A entrada é franca e aqueles que comparecerem poderão comprar o CD que será lançado neste evento.

 

11 de Agosto – Domingo

 

Domingo da Bike

Local: Av. Dr. Quinzinho - Horário: 8h30h às 11h30

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Jaú realiza aos domingos a partir das 8h, o Projeto Domingo da Bike, que é realizado até as 11h30 numa das pistas da Avenida Dr. Quinzinho, acesso do centro ao Parque do Rio Jaú e ao Jardim Jorge Atalla. A via fica interditada para veículos no período em que o evento estiver em atividade. O objetivo do evento é estimular o uso da bicicleta para lazer e de atividade física.

  

  Rock Animal - Em prol da APAJA

Local: Av João Franceschi, 3.789 - Horário: 14h

Crazy Cat, Funerária Jauense e William Radical apresentam a 3º edição do ROCKANIMAL - De volta a Chácara! O evento será na  Av. João Franceschi, Chácara 3.789. Em frente do posto de combustível e ao lado da entrada do Condomínio Alvorada, próximo ao Paraty). A entrada é 1 kilo de ração ou R$ 12,00. O evento tem início as 14h. e contará com a apresentação das Bandas:
Programação
15:00 Black Friday (Punk/Heavy)

16:00 New Stage (Tributo ao Sepultura)

17:00 Asétima (Hard Core/Heavy)

18:00 M'de Monchito (Rock)

19:00 Griswolds (Rock)

20:00 Os Patrões (Rock)

21:00 Me Lambe (Raimundos Cover)

O local contará com proteção contra tempo para 300 pessoas e praça de alimentação. 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas