8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Hortas da Prefeitura aumentam a produção para 13 mil pés de verduras por mês

Prefeitura estima que produção de alface, rúcula, salsa e outras hortaliças atinja 13 mil pés mensais nas hortas localizadas nos cinco bairros da cidade

 

 

“Boa parte das famílias mais pobres de Jaú não precisa fazer compras de verduras e hortaliças em quitandas e supermercados porque elas têm tudo a R$ 1,00 na horta comunitária perto da casa delas”. A frase é do prefeito Rafael Agostini, que destaca o trabalho de revitalização das hortas municipais iniciado no início deste ano pela Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Agronegócio.

“Nossos canteiros estão produzindo cerca de 13 mil pés de hortaliças todos os meses”, ressalta o prefeito. Estamos produzindo aproximadamente 2 mil pés por semana nas hortas convencionais e mais 1.250 pés de hortaliças nas hortas hidropônicas”, ressalta o prefeito. “Esse é um trabalho que demonstra o cuidado e, principalmente, a recuperação do patrimônio público e daquilo que garante saúde para a população.”

Ele se refere ao trabalho de revitalização das hortas municipais iniciado em janeiro, quando assumiu a administração municipal. “É uma satisfação muito grande ver nossas hortas sendo destaque em todo o Brasil no site G1 (portal da Rede Globo) e em matérias que circularam em todo o território nacional. É um motivo de muito orgulho da nossa administração”, diz ele.

Rafael Agostini conta que foi feito um trabalho de reestruturação e revitalização das hortas comunitárias. “Quando assumimos o governo as hortas tinham apenas 20% da produção. Algumas, como a do Jardim Pedro Ometto, não fornecia nenhum tipo de verdura para a população”, lembra o prefeito.

 

Hidroponia – O prefeito cita a reforma e recuperação da horta hidropônica do Jardim Itamaraty. “A hidroponia produz 2.500 pés de hortaliças a cada 15 dias, ou seja, 1.250 pés de verdura por semana. Hoje, estamos com quase 100% da capacidade das hortas hidropônicas.”

O prefeito vê com muito orgulho cada pé que deixa a estufa do Jardim Itamaraty e vai para a mesa do jauense. Especialmente por lembrar que o canteiro de hidroponia estava completamente sucateado, com aparelhos de irrigação quebrados, bombas quebradas e cobertura precisando de conserto. O investimento feito pela Prefeitura resultou numa grande produção de alface e rúcula hidropônicas.

“Ficamos satisfeitos que esse serviço que tem atendido em média 500 pessoas por dia. As hortas funcionam duas vezes por semana. Os dados mostram que estamos levando alimentação saudável para a mesa de aproximadamente 500 famílias em cada dia de trabalho das cinco hortas comunitárias que temos na cidade”, diz o prefeito.

Gerente de Agricultura da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Agronegócio, José Carlos Borgo lembra que o ritmo de produção saltou de menos de 30% no início do governo para praticamente 100%. “Em todas as hortas temos 260 canteiros de vários tamanhos, que estão produzindo mais de 3 mil maços/pés por semana.”

Segundo ele, em algumas hortas pode ocorrer de determinado dia não ter produto à venda, uma vez que a procura tem sido grande. Ele espera que em breve as hortas atendam a 100% da demanda, por isso está sendo feita a ampliação na produção de mudas – hoje, as estufas do Itamaraty e da Vila Maria produzem mudas para todas as hortas.

“Na horta da Vila Maria nós dobramos a capacidade de produção de mudas, que é para não deixar faltar. Conforme vamos aumentando a produção de mudas, aumentamos nossa produção nas hortas. Com isso fazemos que todas as terças e quintas sempre tenha alguma coisa para vender”, disse Borgo, destacando o bom trabalho dos hortelãos que trabalham nas hortas.

 

Atendimento - Na cidade, o atendimento é às terças e quintas-feiras, das 7h às 11h – ou até o término das verduras colhidas naquele dia. As hortas estão instaladas nos bairros Pedro Ometto, Cila Bauab, Itamaraty, Vila Maria e Santa Helena. “Cada horta tem a sua variedade e quantidade de produtos. Obviamente não é todo dia que vai ter todos os tipos de verduras em todas as hortas”, explica Rafael Agostini.

A sexta horta municipal está instalada no Distrito de Potunduva, onde funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30.

 

 

 

 

O que cada horta comercializa (*)

Horta                        -  Verduras

Vila Maria                 -  Chicória, Almeirão e Salsa

Santa Helena             -  Couve, Almeirão, Alface e Cheiro Verde

J. Itamaraty               -  Alface Crespa, Alface Americana e Cheiro Verde

Pedro Ometto            -  Almeirão, couve, cebolinha e rabanete

Cila Bauab                -  Alface Americana, Alface Crespa, Chicória, Coentro, Salsa e Almeirão

Distrito de Potunduva - chicória, alface, rúcula, agrião, couve, almeirão, cebolinha, salsinha, coentro, espinafre, quiabo, couve flor e repolho

(*) A produção varia conforme a época do ano

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas