Prefeitura de Jahu > Potunduva é contemplada com escolinhas esportivas gratuitas

Caratê

Prefeitura leva ao distrito os projetos Atleta do Futuro e Cidadão Olímpico e incrementa escolinhas de iniciação com aulas nas modalidades atletismo, futsal, caratê, vôlei e ginástica

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, levou ao Distrito de Potunduva uma série de modalidades nas escolinhas de iniciação esportiva. Parcerias entre o Município, o Sesi e a Caixa Federal proporcionam às crianças do distrito aulas de futsal e caratê no Projeto Atleta do Futuro e de atletismo do Cidadão Olímpico. Também são oferecidas aulas de ginástica e vôlei. Tudo de graça.

“Desde o início do ano venho conversando com o subprefeito Márcio Cesarino e a gente estava bastante preocupada em oferecer atividades esportivas e escolinhas de iniciação para as crianças do Distrito de Potunduva. Era uma carência muita grande essa falta de atividades esportivas”, diz o prefeito Rafael Agostini, empolgado com a adesão das crianças aos projetos esportivos.

O prefeito disse que as escolinhas são importantes “para tirar a criança da rua no contraturno escolar e oferecer atividades de socialização e de combate às drogas”. Também contribui para desenvolver o esporte e a saúde de todos. “Pensando nisso buscamos várias parcerias e, junto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo estamos levando para o distrito quatro escolinhas de quatro modalidades.”

No Atleta do futuro, junto com o Sesi, a Prefeitura disponibiliza o espaço e os profissionais para as aulas de futsal e caratê e o Sesi oferece material esportivo, lanche, transporte para competições e o uniforme para as crianças. As aulas de futsal são no ginásio de esportes Geraldo Lopes, todas às segundas e quartas, das 9h30 às 11h30.

O caratê tem aula na Brinquedoteca três vezes por semana – segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 15h30. Estão se beneficiando das aulas cerca de 30 crianças do Educação e do Projeto Cores da Vida – a escolinha de iniciação esportiva deverá ser incorporada ao Atleta do Futuro.

A ginástica é realizada no Clube Real três vezes por semana, das 15h30 às 17h, beneficiando também as mães das crianças. No mesmo local também são realizadas as aulas de vôlei uma vez por semana. As matrículas são feitas no local.

Cidadão Olímpico - “Outro projeto muito interessante é o Cidadão Olímpico, que é a escolinha municipal de atletismo de graça para as crianças do Distrito de Potunduva. Já existia esse projeto no campo municipal na cidade e agora estamos estendendo parceria para o distrito. Conseguimos um patrocínio junto à Caixa
Econômica Federal, através de um belíssimo projeto do Claudinho de Souza. Funciona no campo do distrito todas às terças e quintas das 13h às 17h”, destaca Rafael Agostini. Pela parceria, a Caixa investe R$ 100 mil por ano no Cidadão Olímpico.

Claudinho é um atleta medalhista olímpico em Sidney 2000 e está coordenando as aulas de iniciação esportiva de atletismo tanto em Jaú (campo municipal) como no Distrito de Potunduva. “É uma contribuição para tirar a criança da rua e desenvolver habilidade esportiva. Pretendemos fazer um trabalho de peneira para detectar quem pode eventualmente ir para o esporte de rendimento e até se profissionalizar”, completa o prefeito.

Rafael Agostini destaca que esse trabalho de escolinhas não existia em Potunduva. A diversificação de modalidades e ampliação de locais de treinamento faz parte da política municipal de esportes. A proposta é acabar com a antiga prática de se contratar atletas de fora para representar a cidade em Jogos Regionais. “Vamos competir com atletas de Jaú e vamos fazer um trabalho de formar atletas em diversas modalidades.”

Entusiasmo – O subprefeito do Distrito de Potunduva, Márcio José Cesarino, disse que recebeu com muita alegria esses projetos esportivos, “uma vez que nossas crianças estavam sem atividade nenhuma. O Atleta do futuro trouxe para as crianças do distrito a oportunidade de um dia serem campeões.”

Segundo Cesarino, nas conversas que tem com os professores das escolinhas ele nota uma felicidade muito grande de todos, tendo em vista o entusiasmo dos alunos durante as aulas.

“Essas crianças deixam transparecer o valor que dão ao esporte. Os professores ficam muito satisfeitos quando vêem o empenho do aluno. Conversando com eles, me alegraram que têm orgulho em dar aula em Potunduva porque notam esse diferencial”, finaliza  o sub-prefeito.

Ele convida os pais para que inscrevam seus filhos no atletismo, futsal, caratê ou ginástica. Márcio Cesarino informa o telefone para informações sobre as aulas das escolinhas: (14) 3629-1030.

Participe das escolinhas

Informações: (14) 3629-1030

Atletismo - Cidadão Olímpico

Professor: Teixeira e Claudinho

Local: campo de futebol

Dias: terça e quinta, das 13h às 16h.

Futsal - Atleta do Futuro
Professor: Cláudio