8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Jaú divulga programação da Primavera dos Museus

 

Prefeitura faz parte de projeto nacional que enfoca o tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira, de 23 a 29 de setembro

 

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, inscreveu o Museu Municipal José Raphael Toscano na 7ª Primavera dos Museus. Assim, a programação do museu jauense de 23 a 29 de setembro vai estar em consonância com todos os museus brasileiros. A programação foi divulgada pelo diretor do Museu de Jaú, Júlio Polli, tendo como tema a cultura afro-brasileira.

O projeto integra a agenda anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que realiza a Primavera dos Museus sempre no início da primavera e nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

Júlio Polli explica que a proposta desse projeto é mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas e em torno de um mesmo tema. Ele explica que a programação é elaborada em cada museu e envolve artistas e convidados da cidade.

Logo no dia 23 (segunda-feira) será aberta a exposição de quadros afros do artista jauense Elias Fernando Gonzales, o Biuê. A mostra poderá ser vista ao longo da semana e até domingo. No mesmo dia, 19h, ocorre a abertura oficial. Em seguida, às 20h, o professor Guilherme Valente vai falar sobre os escravos no oeste paulista e a contribuição deles para a região de Jaú.

O diretor do museu informa que a Academia Jahuense de Letras vai fazer uma palestra sobre os navios negreiros, que traziam escravos do continente africano para o Brasil. A data e horário estão para serem definidos pela palestrante.

No dia 25 (quarta-feira), a palestra será com a professora yalorixá Lúcia da Silva, que aborda as religiões de matriz africana. No dia 26 a programação prevê a performance Dança dos Orixás, também às 20h. “É muito interessante. As pessoas que têm interesse em conhecer esse tipo de manifestação cultural está convidada a comparecer ao museu”, diz Júlio Polli, lembrando que a entrada é franca e a censura é livre. “A gente faz  um fórum, faz um debate para ver como está a situação, para ver se o museu representa algo para a cultura negra, para ver o que falta.”

No dia seguinte, das 9h às 11h, Aparecido da Silva faz a contação de histórias afros. Ainda na quinta-feira, das 15h às 17h, a acadêmica Vera Lopes faz palestra sobre “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. Vera é integrante da Academia Jahuense de Letras, cuja sede é o próprio museu. No sábado, a programação prevê roda de capoeira das 14h às 15h.

 

IBRAM - De 23 a 29 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove a 7ª Primavera dos Museus, iniciativa que busca mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade.

Com o tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira, esta sétima edição do evento contará com mais de 2,6 mil atividades programadas em municípios de todos os estados do país. São 884 instituições que realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades.

Para garantir o sucesso da 7ª Primavera dos Museus, o Ibram conta com a participação de profissionais e instituições ligadas ao setor museal, além do apoio das secretarias estaduais de Cultura e de Educação para incentivar alunos e a sociedade local a participarem dos eventos da programação.

O Instituto Brasileiro de Museus é uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura e é responsável pela administração direta de 30 museus -www.museus.gov.br

 

 

Programação

 

23/09/2013 a 29/09/2013 - 19h
Abertura: Exposição de quadros afros (óleo sobre 
tela) do artista jauense 
Elias Fernando Gonzales Gonzales(Biuê)

23/09/2013 - Segunda-feira - 20h às 22h 
Palestra: professor 

Guilherme Valente

 

.
Tema: “Escravos no novo oeste paulista: a contribuição da raça negra no desbravamento da região do Jaú” 

25/09/2013 - Quarta-feira -  20h às 22h 
Palestra: professora Yalorixa Lucia da Silva

 

 

Tema: Religiões de Matriz Africana

26/09/2013 – Quarta-feira – 15h às 17h

Palestra: Vera Lopes

Tema: “Navio Negreiro”, de Castro Alves

 


26/09/2013 - Quinta-feira - 20h às 22h 
Performance: Dança dos Orixás 

27/09/2013 - Sexta-feira - 9h às 11h 
Ação Educativa: Contação de Histórias Afros - 
Aparecido da Silva. 

28/09/2013 - Sábado - 14h às 15h 
Performance: Roda de Capoeira

 

 

 

 

MUSEU MUNICIPAL JOSÉ RAPHAEL TOSCANO
Av. João Ferraz Neto, 210 – Chácara Dr. Lopes

sec.cultura@jau.sp.gov.br 
Tel:(14) 3626-8569 (14) 3602-4777

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas