8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Santa Casa tem mais dez leitos de UTI cadastrados via SUS

A Prefeitura Municipal de Jahu informa que conseguiu para a Santa Casa de Jaú mais dez leitos de UTI para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o Hospital tem 23 leitos no total.

“Nós conseguimos a liberação junto ao Ministério da Saúde do cadastramento de mais dez leitos novos para atender na UTI da Santa Casa, via SUS, de graça. Nós estivemos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, e pedi a ele para que nós fizéssemos de forma mais rápida possível o processo de tramitação referente à criação destes dez leitos para atender via SUS”, comenta o prefeito Rafael Agostini.

Os leitos foram entregues no mês de março, com a presença do ministro Alexandre Padilha na Santa Casa. “Daí em diante a Santa Casa deu início aos trabalhos e ao processo de cadastramento no Ministério da Saúde para a liberação desses leitos”, diz.

Segundo Agostini, o processo é bastante lento. “Tem várias cidades que estão há dois, três anos tentando a liberação de seus novos leitos. Por conta desse contato, dessa proximidade que temos com o ministro da Saúde conseguimos fazer com que a portaria fosse publicada no Diário Oficial da União na última semana de agosto”, afirma. “Isso faz com que Jaú supere muitas cidades até de porte maior, do interior do Estado de São Paulo, em termos de leitos de UTI”, completa.

Agostini diz que a Santa Casa iniciou o processo de contratação de profissionais para operacionalizar esse atendimento. “Esperamos que em breve toda a população de Jaú possa usar esses leitos. É importante dizer que dez novos leitos de UTI atendendo via SUS diminuem bastante o risco de alguém chegar à situação de AVC, de infarto ou um trauma, algo que precise de UTI, e a pessoa, às vezes, acaba correndo o risco de morte por não ter o número de leitos disponível. E era o que estava acontecendo”, complementa.

“Muita gente chegava à UTI da Santa Casa e os 13 leitos que atendiam via SUS estavam ocupados e a pessoa precisava ficar com o respirador no leito do próprio Pronto Socorro ou, em alguns casos, até precisar esperar liberar uma vaga para ser encaminhado. Obviamente que isso é algo voltado apenas à alta complexidade, voltado apenas aos casos graves, aos casos de ‘vida ou morte’ e esperamos, com isso, diminuir o risco de pessoas irem a óbito por falta de leitos para atender via SUS na cidade. Esperamos melhorar esse problema de forma bastante significativa”, finaliza.

 

Fotos: Divulgação/Santa Casa de Jaú

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas