8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura recadastra permissionários do Mercadão para depois licitar boxes vazios

Comerciantes do local criam associação e propõem melhorias para diversificar produtos e serviços e atrair mais consumidores

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, iniciou o recadastramento dos permissionários do Mercado Municipal de Jaú no trabalho de revitalização do tradicional centro de compras da cidade. Criação de uma associação de comerciantes do local, elaboração de regimento interno e licitação para preencher os boxes vazios são algumas das ações a serem executadas.

O secretário de Desenvolvimento, Jorge Luiz Alcalde, explica que teve início no dia 14/10 o recadastramento dos 22 permissionários que mantêm box no Mercadão – seis boxes estão vazios e, em breve, vão passar por processo de licitação para que todas as 28 áreas de vendas sejam ocupadas.

A primeira reunião da Secretaria de Desenvolvimento com os permissionários foi realizada no dia 10 de outubro, no Espaço Pedagógico com praticamente todos os comerciantes. No encontro, a Prefeitura informou os planos para revitalizar o Mercadão e ouviu dos permissionários as propostas deles para essa melhoria.

De acordo com o secretário Jorge Alcalde, a criação de uma associação que represente os permissionários foi um das primeiras decisões tomadas – tanto é que ela já foi constituída, definindo como presidente Valdinei Florisvaldo João, um dos comerciantes do Mercadão. “Saiu uma comissão da reunião e já está sendo feito o estatuto da associação dos lojistas“, diz o secretário. As reuniões da comissão com a Secretaria de Desenvolvimento serão periódicas.

O próximo passo, segundo ele, é concluir o regimento interno para normatizar o funcionamento do mercado. “A partir do momento que definir o mix vamos levar para o Departamento de Licitação licitar esses boxes para serem ocupados. Isso faz parte da ação para dinamizar, incrementar, divulgar e alavancar os negócios do Mercado Municipal.”

 O secretário de Desenvolvimento informa que os permissionários atuais sugeriram alguns ramos de negócios que poderiam ocupar as áreas disponíveis. As sugestões serão avaliadas. O objetivo, diz ele, é diversificar os setores de forma a levar mais consumidores para o Mercadão.

O trabalho de recadastramento e de revitalização que está sendo feito no Mercado Municipal se assemelha ao realizado recentemente pela Prefeitura com os permissionários do Varejão Municipal.

 

História - A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio também está fazendo um levantamento da história do Mercado Municipal de Jaú para que seja objeto de estudo nas escolas. Jorge Alcalde pretende formalizar uma parceria com a Secretaria de Educação para que alunos das escolas municipais visitem o mercado e conheçam o patrimônio histórico.

O Mercado Municipal de Jaú foi construído em 1898 para ser um centro de comercialização de produtos da lavoura na época. Muitos anos depois chegou a ser parada de ônibus. Em 1990 sofreu um incêndio, sendo restaurado anos depois. Hoje, abriga loja de produtos populares, com destaque para uma tradicional pastelaria. O mercado fica na Rua Visconde do Rio Branco, centro.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas