8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura expande vagas do PRONATEC

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, expandiu neste ano de 2013 o PRONATEC – Programa Nacional do Ensino Técnico.

O programa, formado por cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, tem duração mínima de 160 horas e são ofertados em instituição de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a rede federal de educação profissional e tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem os valores referentes à alimentação, transporte e todos os materiais escolares. A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras por meio da Assistência Social, que se responsabiliza pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, a expansão do PRONATEC em Jaú e no Distrito de Potunduva ocorreu graças ao trabalho da Prefeitura e, principalmente, ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Iniciamos o ano com apenas 234 vagas preenchidas no PRONATEC e estamos terminando 2013 com quase mil vagas preenchidas. Uma verdadeira revolução no ensino técnico. Esses bons resultados foram obtidos graças a uma gestão interligada das informações dos programas sociais. Foram cruzadas informações dos beneficiados pelos programas de transferência de renda do Governo Federal e Estadual e informações do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Por meio deste trabalho, conseguimos realizar essa expansão”, enfatiza.

Vários cursos são oferecidos por meio do PRONATEC em Jaú como auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, operador de computador, pespontador de calçado, mecânico automotivo, soldador, pedreiro de revestimento em argamassa e confeccionador de calçados. Uma novidade neste ano em Jaú é o curso de pedreiro de alvenaria estrutural, oferecido pelo PRONATEC por meio de parceria entre a Prefeitura de Jahu, o Ministério da Educação e o SENAI. O curso, inicialmente realizado no Distrito de Potunduva, teve como objetivo qualificar os trabalhadores que estavam desempregados devido à mecanização da lavoura de cana-de-açúcar, bem como profissionalizar os moradores do Distrito de Potunduva beneficiados por programas sociais. Em Jaú, para o desenvolvimento do curso, a Prefeitura alugou imóvel ao lado do SENAI e o transformou em canteiro de obras, onde os professores do SENAI ensinam alvenaria estrutural para os alunos. “É um curso inédito na cidade. A construção civil é um setor que está crescendo muito na cidade, na região e no país. Há uma demanda muito grande por mão-de-obra de pedreiro e está cada vez mais difícil achar bons profissionais. Estamos qualificando pessoas para que elas possam entrar no mercado da construção civil com qualidade no trabalho e na mão de obra”, reforça o prefeito.

Os cursos de pedreiro em alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, eletricista e confeccionador de calçados também são oferecidos pelo PRONATEC no Distrito de Potunduva, onde igualmente ocorreu aumento no número de vagas.

Segundo o diretor de inclusão produtiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fábio de Andrade Souza, a meta do PRONATEC é capacitar em todo território nacional 1 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais até o ano de 2014.

Para mais informações, os interessados em se inscreverem nos cursos do PRONATEC podem acessar o site www.pronatec.mec.gov.br ou devem procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada à Rua Quintino Bocaiúva, 552. Os pré requisitos para participação no PRONATEC são: idade a partir dos 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no Cadastro Único (mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada – BPC).

“O candidato interessado nos cursos do PRONATEC que não esteja cadastrado no Cadastro Único mas que tenha o perfil para cadastramento poderá ser matriculado normalmente pelo PRONATEC, desde que seja encaminhado ao órgão municipal responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único, sendo que em Jaú é a Secretaria de Assistência Social”, reforça Andrade Souza.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas