Prefeitura de Jahu > Defesa Civil faz reunião para elaborar Plano de Contingência

Valdir Baltazar, coordenador da Comdec

Encontro será dia 6 de novembro com Comissão Intersetorial de Emergência e demais parceiros: Tiro de Guerra, Bombeiros, Polícia, Escoteiros, Samu e outros

A Prefeitura de Jahu, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), programou para o dia 6 de novembro reunião de elaboração do Plano de Contingência do município. O encontro será às 8h30 na sede do Tiro de Guerra de Jaú, com a presença dos membros da Comissão Intersetorial de Emergência (setores da administração pública) e dos demais parceiros, como Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícias Militar e Civil, Samu, Escoteiros e outras entidades.

Coordenador Municipal da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, explica que a reunião vai discutir e elaborar o Plano Preventivo Operação Verão 2013/2014 (PPOP), de forma a deixar a cidade preparada e pronta para agir em casos de enchentes e desastres. “Vamos reunir o pessoal da Comissão Intersetorial e os demais parceiros da Defesa Civil para discutir e elaborar o plano, e ver o que o município tem disponível, o que cada entidade pode ajudar.”

Essa reunião faz parte da terceira etapa da elaboração do plano (Preparação e Mitigação) e ocorre após as etapas anteriores, de identificação dos problemas na cidade (1ª) e mapeamento das áreas vulneráveis (2ª). As etapas pós PPOP-2013/14 incluem socorros às vítimas (4ª), assistência às vítimas (5ª) e recuperação de cenário afetado e estabilização da normalidade (6ª).

Valdir Baltazar lembra que a Comissão Intersetorial de Emergência age antes mesmo da tragédia, citando o caso da Secretaria de Educação, que desenvolve trabalhos com alunos sobre prevenção das causas. A própria Defesa Civil faz panfletagem nas regiões de maior risco para orientar os moradores. No Jardim Sempre Verde, por exemplo, os moradores receberam panfletos com dicas, entre elas de como se proteger de enchentes e de tempestades.

Resposta rápida - “O Plano de Prevenção tem por finalidade estreitar as relações entre as entidades parceiras para que o município possa dar resposta rápida aos eventos adversos”, explica Valdir Baltazar, citando ainda o Núcleo de Apoio à Defesa Civil (Nudec), formado por moradores de bairros voluntários – esse “grupo de alerta” aciona a Defesa Civil em caso de subida do nível de rios e córregos em dias de chuva.

Segundo ele, foi feito um levantamento dos principais eventos que ocorrem no município e na região, como locais enchentes, inundações, deslizamento, enxurradas bruscas, erosões, afogamento, descargas elétricas, queda de árvore e acidentes domésticos, principalmente envolvendo crianças em férias.

Decreto - Instituída por meio do Decreto nº 6.605, de 30 de janeiro de 2013, a Comissão Intersetorial de Emergência tem como objetivo apoiar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para, em atuação conjunta com representantes de outros setores da administração pública municipal, reduzir os riscos de desastres e prestar socorro e assistência às pessoas atingidas por desastres, bem como promover a defesa permanente contra desastres naturais ou provocados pelo homem, prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres, atuar na proximidade ou em situações de desastre, e promover a articulação com a coordenação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) em todo o território nacional.