Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz palestra sobre aposentadoria do produtor rural

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios, vai promover palestra de orientação sobre aposentadoria para produtores rurais. O encontro será às 19h de terça-feira (19/11), no auditório do Espaço Pedagógico (Rua Quintino Bocaiúva, 532). A participação é gratuita e destina-se também a familiares dos produtores e profissionais da área agrícola.

O secretário de Desenvolvimento, Jorge Luiz Alcalde, fala da parceria o poder público com entidades para viabilizar essa palestra. “Vamos realizar essa palestra com técnicos do INSS e do SEBRAE a respeito da aposentadoria do produtor rural. Muita gente pergunta: por que a aposentadoria do produtor rural? Porque ela tem uma peculiaridade que difere da aposentadoria do trabalhador comum, do trabalhador urbano, da indústria e do comércio. E, além disso, fala-se em aposentadoria, mas não é só aposentadoria; todo produtor tem benefícios como auxílio-doença, salário maternidade, auxílio a acidente de trabalho...”

De acordo com o secretário, essa palestra vai mostrar os requisitos e dar esclarecimentos para que o produtor tenha como alcançar o benefício e também saiba se formalizar. Jorge Alcalde alerta que alguns produtores nem têm inscrição, por isso precisa ser informado dos caminhos para se formalizar e, depois, ter direito à aposentadoria.

“Nós estamos fazendo isso em parceria com o Sindicato Rural, em parceira com a Associação dos Produtores de Cana, com o SEBRAE. O pessoal da CAT (órgão da agricultura do governo do Estado) também está divulgando a palestra. Divulgamos para os permissionários do varejão, que também são pequenos produtores”, explica o secretário, mostrando que muitas pessoas podem ser beneficiadas com a palestra.

Além disso, a palestra também se destina aos profissionais de escritórios que dão assistência para as fazendas, para os produtores rurais. “São os escritórios de contabilidade da cidade que, efetivamente,  vão executar este trabalho”, destaca o secretário. “A palestra é gratuita. Tenho certeza de que as informações que serão transmitidas ali serão muito importantes para todos.”

OUÇA SONORA DE JORGE ALCALDE