8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Palestra ministrada por educador português atrai mais de mil profissionais da educação

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã de sexta-feira (29/11) a palestra “Educação Integral: Aprendizagem em Comunidade” ministrada pelo educador português José Francisco de Almeida Pacheco, especialista em Leitura e Escrita e mestre em Ciências da Educação.

Pacheco é referência na educação desde 1976, quando criou e coordenou a Escola da Ponte. Ele idealizou um modelo de instituição de ensino em que não há salas de aula, apenas ambientes onde o aluno procura por pessoas, ferramentas, soluções e aplica seus conhecimentos.

Em sua explanação, o educador, baseado em questões elaboradas por profissionais das redes municipal e estadual de ensino de Jaú e também de representantes das escolas estaduais e particulares da região reforçou que as salas de aula são nocivas à educação, pois são um resquício de um modelo medieval de ensino que já está ultrapassado. Para ele, a estrutura adotada pela maioria das escolas não garante ao aluno a autonomia e a independência que deveria. Na opinião de Pacheco, o aluno é um reflexo de seu professor, e esse modelo antigo tolhe tanto um quanto o outro. O educador acredita num modelo em que o professor seja capaz de transmitir confiança, autonomia, responsabilidade e segurança. Para ele, formar professores capacitados para novos modelos de educação é essencial para que a experiência dê bons resultados, pois o modo como o professor aprende reflete na maneira de como ele ensina.

Para a secretária de Educação Daltira Maria de Castro Pirágine Tumolo, a palestra atingiu os objetivos. “O que me entusiasma muito é o envolvimento de todos os educadores municipais. Foi evidente o interesse manifestado por todos os presentes. Todos aprenderam muito com a teoria ousada, corajosa e destemida da escola sem muros, local onde o aluno realmente aprende significativamente. Temos as ferramentas para isso, que são nossos educadores”, reforça.

A palestra é atividade integrante da Feira Municipal do Livro, que tem como objetivo estimular o hábito da leitura e difundir a cultura, por meio de narrações de histórias, passeios patrimoniais, apresentações teatrais, mostras fotográficas, oficinas artísticas e palestras.

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas