8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Simulado testa ações emergenciais da Defesa Civil em caso de desastre


Integrantes da Comissão Intersetorial de Emergência da Prefeitura, Bombeiros, Polícia Militar, Samu e outros órgãos apresentam ações emergenciais para eventual catástrofe na cidade

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou nesta quarta-feira (11/12) o Simulado Preparatório Operação Verão de Defesa Civil. A reunião serviu para testar as ações emergenciais que os envolvidos no atendimento à população podem dar no caso de um desastre na cidade.

O treinamento ocorreu no auditório do CIESP e contou com mais de 50 integrantes da Comissão Intersetorial de Emergência formada por pessoas das Secretarias Municipais da Prefeitura de Jahu, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do SAMU, do Tiro de Guerra, de escoteiros e de repartições de apoio e imprensa. O resultado do simulado será incorporado ao Plano de Contingência do Município, que está sendo elaborado, informa o coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar.

Coordenador regional adjunto da Defesa Civil, Evandro Antonio Cavarsan, coordenou o simulado tendo como base modelo criado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo ele, a realização do simulado é importante para se rever o plano municipal de contingência, conferir todos os itens e saber o que cada pessoa deve fazer no caso de desastre. E ressaltou que o plano precisa ser revisado e atualizado sempre. “Ter uma Defesa Civil de ponta é fundamental. A Defesa Civil somos todos nós, por isso é preciso estar sempre planejando”, diz Evandro. “Na hora que a população precisa é para a gente que ela se volta”.

O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, organizou o simulado de forma que cada grupo – saúde, socorro, assistência social e outros – fizesse propostas de ações para o caso apresentado em vídeo, no qual desastre em Jaú deixou, supostamente, 47 mortos, 77 feridos e mais de 600 desabrigados e desalojados. Cada grupo foi chamado a dar uma resposta para o atendimento à população.

Calamidade - “Preparamos um simulado caminhando para as situações de emergências e estado de calamidade pública com a participação da saúde, da mobilidade urbana, dos órgãos de emergências do município e da Defesa Civil como um todo. Houve a participação dos escoteiros, que fizeram o papel da imprensa para mostrar como que funciona cada situação”, diz Valdir Baltazar.

“Eles (imprensa simulada) formularam perguntas e exigiram resposta do poder público, para que nesse conjunto, dentro de um cenário real de enchente, alagamento ou outro tipo de catástrofe, o município possa estar preparado para responder a esse desastre”, comentou o coordenador da Defesa Civil.

“A integração entre todos os órgãos e a população informada resulta na minimização do desastre e na preservação da vida humana, que é o foco e nosso objetivo”, disse Valdir Baltazar, que considerou eficaz o simulado na apresentação de problemas e na busca por soluções no caso de um desastre natural.


Decreto - Instituída por meio do Decreto nº 6.605, de 30 de janeiro de 2013, a Comissão Intersetorial de Emergência tem como objetivo apoiar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para, em atuação conjunta com representantes de outros setores da administração pública municipal, reduzir os riscos de desastres e prestar socorro e assistência às pessoas atingidas por desastres, bem como promover a defesa permanente contra desastres naturais ou provocados pelo homem, prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres, atuar na proximidade ou em situações de desastre, e promover a articulação com a coordenação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) em todo o território nacional - http://www.jau.sp.gov.br/cie.php.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas