8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura amplia escolinhas esportivas com mais 3 modalidades e oferece 1.800 vagas

- Natação, damas e xadrez passam a integrar a grade de aulas de iniciação em 2014 com a contratação de professores concursados

- Futsal ganha reforço com chegada de mais um professor para a modalidade

- Lista de esportes à disposição das crianças chega a 11 modalidades

- Estimativa para 2014 é elevar para 1.800 o número de pessoas atendidas nas escolinhas e

projetos esportivos

- As aulas serão retomadas no dia 3 de fevereiro

- Inscrições serão nos locais de treinamento

- Informações: (14) 3602-4772 e 3602-4773


CLIQUE AQUI E VEJA HORÁRIO E LOCAL DE TREINAMENTO DAS MODALIDADES

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, anunciou nesta quarta-feira (22/01), em entrevista coletiva no Salão Nobre, que vai oferecer três novas modalidades nas escolinhas de iniciação esportiva. Assim, amplia-se a grade de aulas à disposição de crianças e jovens de 8 a 18 anos de idade. A partir de agora serão oferecidas aulas de natação, damas e xadrez, totalizando 11 modalidades esportivas. O futsal será ampliado com a chegada de mais um professor para a modalidade.

O prefeito Rafael Agostini recebeu a equipe de professores no Salão Nobre e os agradeceu por abraçarem o projeto esportivo do município. Segundo eles, os professores usaram de criatividade, correram atrás e superaram as adversidades em 2013, por isso foram os responsáveis pelo crescimento das vagas disponíveis nas escolinhas. “Em 2012 não chegavam a 400 vagas atendidas com nossa estrutura. Hoje, estamos propondo 1.800 vagas”, destacou o prefeito.

Rafael lembrou que em 2013 foram 1.359 pessoas atendidas nas escolinhas e projetos. “Tudo feito com nossa própria equipe e através de parcerias que nós buscamos.” O secretário Hamilton Chaves ressaltou que o trabalho foi feito sem o repasse de dinheiro a associações, como era prática comum em outras administrações.

Todas as escolinhas são coordenadas por professores concursados, inclusive os três novos que reforçaram a equipe neste início de ano: Viviane Borges (natação), Luiz Marcelino de Souza (futsal) e Douglas Bueno Pacheco (damas e xadrez). A Prefeitura mantém as escolinhas com seus próprios profissionais desde 2013, dentro da nova política de diversificação de esporte definida pelo prefeito Rafael Agostini.

 

Demandas - As escolinhas de iniciação e os projetos esportivos de ginástica, hidroginástica e fitness da Prefeitura contaram com 1.359 pessoas inscritas no ano de 2013. A estimativa para 2014 é elevar para o mínimo de 1.800 atendimentos, incluindo as novas turmas que estão sendo criadas por meio da parceria com o Projeto Atleta do Futuro Sesi-SP nas modalidades natação, damas, xadrez e futsal.

Entre as escolinhas, as com maior atendimento em 2013 foram de judô , com cerca de 210 crianças, futsal e capoeira com cerca de 160 em cada modalidade. Os projetos esportivos para adultos e para a melhor idade atenderam quase 300 pessoas, com destaque para fitness e ginástica.

Além de atender a jovens e adolescentes os professores trabalham também com a “melhor idade” (+60 anos) no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello com aulas de voleibol adaptado e dança de salão. A ginástica é oferecida no Centro dos Idosos e nos bairros Maria Luiza 4 e Jardim Nova Jaú. As aulas de hidroginástica e fitness estão à disposição na Vila Netinho, Piscina Municipal e Distrito de Potunduva.

  Luizinho, Hamilton, Rafael, Viviane e Douglas

Vagas abertas - Coordenador das escolinhas, o diretor Wilson Fernando Rizatto (Chiva), informa que todas as crianças possuem fichas de inscrição devidamente assinadas pelos responsáveis.

Segundo ele, a Prefeitura de Jahu tem vagas em todas as modalidades e que as turmas são formadas conforme a demanda e os locais de treinamento disponíveis (ginásios e praças esportivas da Prefeitura e escolas municipais). Algumas adaptações ainda estão sendo feitas conforme tem início o ano escolar nas rede municipal de ensino.

Chiva explica que os alunos que concluíram o ano de 2013 nas escolinhas têm vagas asseguradas para continuarem a praticar o esporte, mas em alguns casos ocorrem mudanças de escolas ou desistência do aluno ou troca de modalidade. Nesse caso, as vagas são preenchidas por novos interessados.

 

Inscrições - Os interessados em participar das escolinhas e dos projetos esportivos devem procurar os próprios locais treinamentos para se inscreverem com os respectivos professores das modalidades. A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo mantém na sua sede a grade de aulas à disposição – local, horário, dia e professor responsável. O telefone para informação é (14) 3602-4773 ou 3602-4772. Podem participar das escolinhas crianças e jovens de 8 a 18 anos.

 

Modalidades - A modalidade basquete vai crescer bastante em 2014 com a criação de novas turmas, segundo informa a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Serão abertas turmas para adultos para que os melhores das escolinhas de iniciação sejam aproveitados na equipe de competição. São três professores responsáveis pela modalidade que vão coordenar tanto as equipes como as escolinhas.

No handebol, a Prefeitura apóia o projeto Escola da Família desenvolvido na Escola Álvaro Fraga, no Jardim Carolina, onde professora mantém um pólo de treinamento e equipe de competição.

 

Projetos – Dentro da política de governo de diversificar o número de modalidades oferecidas à população e de não fazer repasses a associações e ONGs ligadas a políticos, a Prefeitura de Jahu buscou parcerias em 2013. Fez parcerias com SESI, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e os projetos são desenvolvidos com metodologias adequadas e sem repasse algum de dinheiro do poder público.

No atletismo, a Prefeitura mantém parceria com a Caixa Econômica Federal para realizar o projeto Cidadão Olímpico-Correndo na Frente, coordenado pelo medalhista olímpico Claudinho de Souza. O projeto tem capacidade para atender até 100 crianças e jovens nos pólos do estádio municipal e do Distrito de Potunduva. Atualmente, cerca de 70 vagas estão preenchidas.

No Vôlei, a Prefeitura mantém parceria com o Banco do Brasil e a Confederação Brasileira de Vôlei para desenvolver o Viva Vôlei. O projeto atende até 80 crianças na escola Antonio Waldomiro de Oliveira no Jardim Maria Luiza 4.

O Atleta do Futuro é realizado em parceria com o Sesi e teve início em 2013 com meta de atender 400 crianças. No fim do ano já eram atendidas 450, com previsão para chegar a 800 neste ano. Por meio do Atleta do Futuro, a Prefeitura cede professores e locais de treinamento e o SESI entra com metodologia, material, lanche e transporte dos atletas para competição.

Chiva faz explanação do projeto das escolinhas na entrevista coletiva com prefeito, secretário e professores

 

CLIQUE AQUI E VEJA HORÁRIO E LOCAL DE TREINAMENTO DAS MODALIDADES 

Escolinhas de iniciação esportiva

Modalidade                                            Professor

Natação (NOVO)                                   Viviane C.S. Borges

Damas (NOVO)                                     Douglas Bueno Pacheco

Xadrez (NOVO)                                      Douglas Bueno Pacheco

Futsal (NOVO)                                        Luiz Marcelino de Souza

Futsal                                                       Dirceu Aparecido Barros

Judô                                                         Hercílio Aparecido Benedicto

Basquete                                                 Márcio Martins, Ivete Calobrizzi e Élida Gonçalves

Vôlei                                                         Gláucia Dyonisio e Joana D´Arc de Fátima Rosa

Caratê                                                      Rita de Cássia Munhoz

Capoeira                                                 Marcial Augusto Lopes

Atletismo                                                 Manoel Teixeira

Handebol (*)                                           Rejane Domarco

(*) Parceria com Escola da Família

 CLIQUE AQUI E VEJA HORÁRIO E LOCAL DE TREINAMENTO DAS MODALIDADES

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas