8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Jahu Jazz Band se apresenta pela 1ª vez na noite de domingo no Teatro Municipal

 - Corporação musical criada pela Prefeitura de Jahu é inspirada nas antigas ‘big bands’ jauenses e chega para interpretar diversos gêneros musicais

 

 - Jazz, samba, bolero, fox, mambo, tango, rock, pop nacional e internacional são ritmos que fazem parte do repertório e que caracteriza uma orquestra de bailes

 

 

 - Banda conta com 20 músicos sob a regência do maestro Fábio Lopes

 

 

 - “Feitiço da Vila”, “Garota de Ipanema”, “Brasileirinho” e “The Long and Winding Road” estão entre as músicas do repertório de apresentação

 

 A iniciativa da Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de criar uma orquestra na cidade vai se materializar, de fato, neste domingo (9/02), quando a Jahu Jazz Band sobe ao palco do Teatro Municipal para sua primeira apresentação. A exibição da recém-criada orquestra local será às 20h30, com entrada franca, e faz parte da programação do Projeto Jahu Verão.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Jaú anunciou a criação da Jahu Jazz Band no início deste ano. Os ensaios sob a coordenação do maestro Fábio Lopes tiveram início em 13 de janeiro, portanto, em menos de um mês de existência a orquestra vem a público para mostrar seu variado repertório. Lopes é diretor técnico e musical da orquestra, que é mantida pela Prefeitura de Jahu.

A inspiração da Prefeitura para criar a nova orquestra veio das antigas big bands de Jaú, como as Orquestras Continental e Capelozza, que fizeram muito sucesso em todo o Estado no século passado. O regente Fábio Lopes chegou a dirigir a Orquestra Fábio Lopes anos atrás. Atualmente ele é coordenador do Projeto Guri, que funciona na sede da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

“A Prefeitura resolveu resgatar a tradição cultural dos anos 50 das big bands que existiam no interior de São Paulo e também na capital. Criamos a Jahu Jazz Band. É um belíssimo trabalho que está sendo realizando após reunir músicos de extrema qualidade de Jaú”, comenta o prefeito Rafael Agostini.

Ele destaca que a corporação está sendo criada nos moldes das orquestras que marcaram época tocando em baile nos anos dourados de Jaú, de São Paulo e do Brasil. Segundo ele, cabe ressaltar também a oportunidade para que grandes músicos de Jaú desenvolvam uma orquestra na própria cidade.

Rafael convida a população para conhecer o trabalho da Jahu Jazz Band. “Vale muito a pena acompanhar essa apresentação. Queremos que a Jahu Jazz Band possa se apresentar em outros eventos públicos da Prefeitura e fazer dela a banda oficial do município. Com isso, a gente vai levar o nome de nossa cidade ao que era antigamente, com as orquestras Capelozza e Continental, resgatando essa cultura e essa tradição linda de Jaú de sempre ter músicos de qualidade.”

Múltiplos gêneros - Criada para interpretar os mais diferentes gêneros musicais, a Jahu Jazz Band toca ritmos característicos de orquestras de baile, como jazz, samba, bolero, Fox, mambo, tango, rock, pop nacional e internacional. O objetivo é estimular o ensino de música na cidade e servir de pontapé para reativar a escola de música da cidade.

A orquestra é formada por 20 músicos profissionais, com predominância dos metais: cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones, contrabaixo, guitarra, teclado, percussão, bateria e cantor. Segundo informações do maestro, a corporação conta com músicos Jaú, Bauru, Bocaina, Barra Bonita e São Manuel.

Fábio Lopes diz que entre as músicas preparadas para esta primeira exibição estão o samba “Feitiço da Vila”, a bossa nova “Garota de Ipanema”, o clássico do chorinho “Brasileirinho” e uma canção dos Beatles, “The Long and Winding Road”.

Gerente da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, Jeferson Miranda explica que os músicos serão pagos pelas apresentações que fizerem (cachês), mas estão em estudo outras formas de contratação dos profissionais. O objetivo é manter corpos estáveis na área de cultura ao longo da gestão do prefeito Rafael Agostini. A Jahu Jazz Band é o primeiro projeto nesse sentido.

Integram a Jahu Jazz Band os músicos Marcos Rosseto, Alex Fernandes, Gabriel Teche, Valter Lima e Tiago Bezerra Pessoa nos trompetes; Denis Rodrigues, Jeferson Malachias, Bruno Malufe e Márcio Freitas nos trombones; Arquimedes Cantarini Ferreira, Tiago Barretta, Cristiano Fagean, UIisses Vieira e Eder Araujo nos saxofones; Carlos Francisquini na guitarra; Andreia Santos nos teclados; Carlos Borim na bateria; Thiago Gonçalves no contrabaixo e Silvio Pereira na percussão. Além de Fábio Lopes, maestro e diretor musical.

FOTOS DO ÚLTIMO ENSAIO DOS MÚSICOS

Fotos: Paulo César Grange / Decom Prefeitura de Jahu

 

FOTOS CARAVANA VERÃO JD. SÃO JOSÉ E POUSO ALEGRE DE BAIXO

FOTOS ARTE CEMITERIAL - CEMITÉRIO DE DOIS CÓRREGOS

FOTOS MUSEU DO ROCK - BANDA MATAHARE

FOTOS SÁBADO NA PRAÇA - BANDA HONEY PIE

 FOTOS UMA NOITE NO MUSEU - EDIÇÃO ORIGINAL

FOTOS CARAVANA VERÃO JARDIM NOVO HORIZONTE

FOTOS CARAVANA VERÃO - VILA NETINHO

FOTOS AME  - AMIGOS DA MÚSICA ELETRÔNICA

FOTOS ESTAÇÃO VERÃO - MUSEU

FOTOS TEATRO "FUROU GALERA"

FOTOS CITY TOUR PELO PATRIMÔNIO - FAZENDA SANTO ANTONIO

FOTOS DO CAFÉ HISTÓRICO - PATRIMÔNIO JAUENSE

FOTOS CARAVANA VERÃO JD. PADRE SANI E OLARIA/POTUNDUVA

FOTOS DA CARAVANA VERÃO NO JD. MARIA LUIZA 4

FOTOS DO LANÇAMENTO DO CD DE OSÉIAS ARAÚJO

FOTOS DO SHOW DE MARCELO NOVA E KID VINIL

FOTOS DO LANÇAMENTO DO KIT "Jaú - Sons e Imagens de um Rio"

FOTOS DO LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO "Diversidade - Reserva Ecológica Amadeu Botelho"

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas