8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Saúde orienta população sobre vacinação contra febre amarela

 

A febre amarela é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Ou seja, a doença não é passada de pessoa para pessoa. Existem dois ciclos diferentes de transmissão: o silvestre (quando há contágio em área rural ou de floresta e os macacos são os principais hospedeiros) e urbano (quando as pessoas são as hospedeiras do vírus). Portanto, a culpa da epidemia não é dos macacos que habitam as matas próximas de áreas urbanas.


Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, ou que são áreas com recomendação da vacina contra febre amarela, deve se imunizar. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas uma dose da vacina para a vida toda. Ou seja, quem já foi vacinado uma vez na vida tem imunidade garantida. Somente devem se vacinar pessoas que nunca receberam a vacina em toda a vida ou que não tem anotação em sua caderneta de vacinação”. 

Ainda conforme Ingrid, Jaú é considerada uma região endêmica de febre amarela devido a proximidade com a Rodovia Marechal Rondon. Mas não há casos em animais ou humanos. Porém, a vacina já existe e é recomendada para quem for viajar. “A determinação das áreas de vacinação foi feita de acordo o acompanhamento da circulação do vírus, baseada no mapeamento epidemiológico das regiões. A vacinação está sendo intensificada nas áreas com risco de infecção pela doença”.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da febre amarela aparecem de 3 a 6 dias após a pessoa ter sido infectada e incluem febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, de acordo com a pasta, a pessoa pode desenvolver febre alta, hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos. Nesses casos, cerca de 20% a 50% das pessoas infectadas têm risco de morte.

A vacina pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses e idosos com até 60 anos. Pessoas acima de 60 anos devem passar por avaliação médica. A imunização não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo).

Dias de vacinação contra febre amarela nas unidades básicas de saúde de Jahu

2ª feira: Jorge Atalla, Pedro Ometto e Itamaraty

3ª feira: Vila Nova, Santa Helena, Vila Maria e Distrito de Potunduva

4ª feira: Centro de Saúde I, São Benedito, Olaria e Pouso Alegre

5ª feira: Jardim Padre Augusto Sani, Pires I e Maria Luiza IV

6ª feira: Santo Onofre e São José

Tags

COMPARTILHAR