Prefeitura de Jahu > Centro de Testagem e Aconselhamento realiza testes rápidos de AIDS e Sífilis

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado à Rua Visconde do Rio Branco, 1.139, realiza até 29 de março (exceto aos sábados e domingos) testes rápidos de AIDS e Sífilis e aconselhamento sobre as infecções sexualmente transmissíveis após o período de Carnaval.

Para isso, o horário de atendimento ocorrerá das 8h às 19h.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi, no caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa. “Os atendimentos são confidenciais e sigilosos. Para a realização do exame, é necessário que a pessoa leve um documento com foto”.

Dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde, mostram que a taxa de detecção de sífilis adquirida passou de 14,4 casos em 2012 para 58,1 em 2017 por 100 mil habitantes. Desde 2010 até junho de 2018 foram notificados 479.730 casos da doença.

Assim sendo, não é só a AIDS que preocupa.

Serviço

Testes rápidos de AIDS e Sífilis e aconselhamento sobre as infecções sexualmente transmissíveis após o período de Carnaval

Local: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado à Rua Visconde do Rio Branco, 1.139

Horário: das 8h às 19h