Prefeitura de Jahu > Horto Florestal Municipal: produção ativa de mudas para doação

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que o Horto Florestal Municipal está com a produção ativa, fazendo a coleta de sementes para aumentar as diversidades das espécies de mudas de árvores destinadas à arborização urbana de calçadas, áreas verdes, paisagismo e reflorestamento de áreas de preservação permanente e reservas legais. Hoje o horto possui mudas de mirindiba rosa, dedaleiro, coração de negro, babosa branca, urucum, jacarandá, siraricito, aroeira pimenteira entre outras espécies para doação aos munícipes de Jaú. Possui uma equipe técnica para orientar a população sobre as espécies adequadas para o plantio em calçadas, jardins e praças, evitando assim danos nas casas ou calçadas.

Nos últimos meses o horto recebeu um investimento, onde foram possível construir 2 sementeiras para melhorar a produção de mudas, além de um sistema de irrigação que utilizou mais de 200 metros de tubulações, acelerando o crescimentos das mudas em produção.

O horto está localizado dentro do CEPROM próximo ao Jardim São José (Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 180). Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 11h das 13 às 17h..

Os visitantes também podem acompanhar de perto o trabalho da equipe de produção de mudas no horto, que nos últimos anos já distribuiu milhares de mudas de árvores que foram utilizadas em reflorestamento de matas ciliares e arborização de áreas urbanas.

O Interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Giovani Mineti Fabricio, que também é responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal, explica que “em calçadas também é possível realizar o plantio, desde que a espécie seja adequada. Isto acontece porque, em alguns casos, a espécie pode ser inadequada para a região e, até, provocar estragos – com raízes e galhos que interfiram em estruturas e vias públicas”.

Serviço:

Horto Florestal Municipal

Local: Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 180, anexo ao CEPROM

Hora: 7h às 11h das 13 às 17h.

Informações: 3621-6989 (Secretaria de Meio Ambiente - Rua Edgard Ferraz, 619, Centro, das 8h às 17h).