Prefeitura de Jahu > Secretaria de Educação e Rotary Leste premiam vencedores da campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado e de lacres de latas de bebidas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Rotary Clube de Jahu Leste, realizou na noite dessa quarta-feira (11/12), no auditório do Complexo Integrado para o Desenvolvimento Educacional (CIDE), premiação da unidade escolar que mais arrecadou de forma per capta óleo de cozinha usado e lacres de latas de bebidas, juntamente com os três primeiros colocados na categoria “aluno”, bem como seus professores, reconhecidos como mediadores e elementos chaves no processo de arrecadação.

“O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.  Desta forma, os objetivos do concurso são: dar destino correto ao óleo de cozinha usado e despertar nos alunos participantes a consciência ambiental, colaborando, assim, com a sustentabilidade e a cidadania”, afirmou a supervisora de ensino, Valéria Elisabete Testa Fiorelli, no ato representando a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo.

Ainda conforme a supervisora, no ano de 2019, foram envolvidas 19 unidades escolares municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, totalizando o envolvimento de 6.300 alunos na faixa etária de 6 a 10 anos, e a arrecadação de 1.126 litros de óleo e 148, 5 garrafas de lacre. A arrecadação de lacre é revertida para benfeitorias sociais realizadas pelo Rotary, dentre elas a compra de cadeiras de rodas.

São premiadas desde 2014 de maneira anual a Unidade Escolar que mais arrecadou de forma per capta: óleo de cozinha usado e lacre de latinhas de alumíno, juntamente com os alunos que mais arrecadaram, bem como seus professores, reconhecidos como mediadores e elementos chaves no processo de arrecadação.

Na campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado, na categoria “aluno e professor”, a primeira colocação ficou com a EMEF “Carlota Meira Marsíglio”, com 76 litros arrecadados. O aluna premiado foi Pedro Ferreira Francisco, do 4º ano C da professora Aline Cristina Totina Felipe. Já na categoria “escola”, a EMEF “Alvarina Bizarro de Souza”, dirigida por Gláucia C Thomazini de Vasconcelos e coordenada por Fabiana Brancaleão Tesser sagrou-se campeã, com arrecadação de 281 litros.

Na campanha de arrecadação de lacre de latas de alumínio, na categoria “aluno e professor”, a primeira colocação ficou com a EMEF “Enéas Sampaio Souza”, com 30 garrafas arrecadadas. A aluna premiada foi Rafaela de Araújo Correa, do 2º ano A da professora Daniela Albertini. Já na categoria “escola”, a EMEF “João Pacheco de Almeida Prado”, dirigida por Maria Solange de Oliveira, sagrou-se campeã, com arrecadação per capta de 0,375 garrafas.

As campanhas de arrecadação estimulam os alunos e a comunidade a adotar hábitos e comportamentos conscientes em relação à preservação do meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. Após a arrecadação, os lacres e os óleos são revertidos em cadeira de rodas, que serão doados posteriormente.